APRENDA AS VÁRIAS TÉCNICAS PARA USO DO BRANCO NA AQUARELA DE MANEIRA LUMINOSA!

 

Aprenda  com - Brancos luminosos na aquarela: explorando as possibilidades

A aquarela é uma técnica que nos ensina a espontaneidade do tempo da água na dança dos pigmentos sobre o papel. Muitas pessoas se sentem intimidadas a experimentá-la por terem que pensar a pintura de um modo diferente: já deixar, desde o inicio, áreas em branco. O planejamento desses espaços é um exercício que nos ensina a ver e apreender os valores tonais que iremos usar em nossa pintura.

Existem algumas formas que podem ser utilizadas para obter brancos na aquarela. Uma das maneiras mais comuns é deixar campos do papel sem pintar ou aplicar quaisquer pigmentos. Esses setores em branco criam contrastes e realçam a luminosidade das cores ao seu entorno. É possível também utilizar técnicas de reserva do papel em branco. Utilizamos, nesse caso, materiais que formam uma barreira para impedir a absorção da tinta pelo papel. Temos várias opções para utilizar afim de obter esta reserva.

A primeira delas é usar uma máscara líquida, que é um material que vai ser aplicado no papel e, após seco, deve ser retirado. Ela forma uma barreira que impede que a tinta avance sobre o papel. Após terminar a pintura, e ela secar totalmente, a máscara deve ser removida. A vantagem deste processo é que permite adicionar, se desejar, uma camada de pintura após a remoção da máscara. Deve-se tomar cuidado para que ela não fique muito tempo sobre o papel, pois pode danificá-lo ao ser retirada. Outro modo de reserva do papel em branco é o do uso de vela ou lápis dermatográfico. Tanto este quanto a vela formam uma barreira impermeável que repele a tinta. Uma desvantagem é não permitir pintura sobre a área reservada, embora crie efeitos bem interessantes.

Pode-se ainda usar pigmentos opacos brancos, como guache, têmpera ou tinta acrílica branca. Devem ser usados no final da pintura, com a criação de brancos intensos, inclusive sobre outras cores. É importante lembrar que o uso em excesso de materiais opacos pode comprometer a transparência tão característica da aquarela.

Destacamos que a aquarela requer prática e experimentação. A decisão de qual técnica utilizar para reservar seus espaços em branco durante uma pintura com a técnica da aquarela irá depender do efeito que se deseja obter, e do domínio do equilíbrio entre o pigmento e o papel que se está utilizando.

Teste cada uma das possibilidades, aproveitando as nuances e brancos sem perder as características intrínsecas da aquarela.

Sobre a autora...

 

E para ter esse material ilustrado e rico em detalhes é só baixar seu guia! É rápido!

E se quiser adquirir os recursos para tornar seus brancos luminosos, acesse a Artistas do Mundo - www.artistasdomundo.com.br.

 

Artistas do Mundo, Apaixonados por Pintura.