TUDO QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER SOBRE AQUARELA EM UM GUIA INCRÍVEL ESCRITO POR RENATO PALMUTI!!!

 

 

 

“Aquarela é uma palavra que dá nome para duas coisas que parecem ser a mesma... A primeira é o material. Um tipo de tinta solúvel em água com uma característica marcante de transparência, devido a seu aglutinante mais comum: a goma arábica.”

 

De acordo com Renato, a segunda é uma linguagem de pintura, a qual é baseada nas características principais da tinta, que são:

 

• o uso da água como meio de trabalho para o pigmento, gerando fluidez e conexões espontâneas;

• a transparência que se faz mostrar pela pintura em camadas e pela sobreposição de diferentes densidades de tinta, mantendo o branco do papel para gerar todos os tons claros e luzes da pintura.

 

A Aquarela é uma técnica que convida o artista a deixar com que a água trabalhe um pouco por si só, muitas vezes apenas lhe indicando uma direção. Por isso, costumo dizer que há uma diferença entre pintar uma Aquarela e pintar com Aquarela, pois é possível usar a tinta chamada Aquarela, mas trabalhá-la como se fosse um guache, ou tinta óleo (densa e “arrastada” sobre a superfície do papel), assim como é possível usar o óleo ou acrílico de forma muito diluída e obter algo muito parecido com uma Aquarela...

 

Assim o renomado artista-parceiro Renato Palmuti fala sobre tintas aquarela e pincéis de uma maneira prática e didática, fazendo com que você mergulhe com facilidade nos conceitos e técnicas desse tipo de pintura.

 

Você pode baixar por aqui seu guia sobre aquarelas!

 

E se quiser adquirir todas nas cores de aquarela que sua criatividade precisar, confira as tintas das marcas mais exclusivas acessando agora www.artistasdomundo.com.br.